top of page
  • Foto do escritorCientifica

Etiqueta Corporativa

Atualizado: 19 de jan. de 2022


Hoje se fala muito sobre os direitos do trabalhador, porém pouco se fala dos seus deveres.

A etiqueta corporativa veio para tentar reeducar uma geração de profissionais incialmente despreparados para o mercado de trabalho. Nesse cenário a insubordinação, as fofocas corporativas, reclamações e críticas costumam modelar o perfil de muitos desses profissionais.

A etiqueta corporativa diz muito mais do profissional em si do que da empresa em que trabalha.

Ser compromissado com as regras, orientações e prazos faz parte do funcionamento de qualquer organização. Não se trata de quem define os objetivos, prazos e metas e de quem inicialmente se compromete a executar. É sobre ter o entendimento claro do compromisso, da responsabilidade, do papel de cada um e do grupo de pessoas dentro do contexto da organização que constrói um profissional de qualidade e alta performance.



Então vamos a algumas regras da etiqueta corporativa:


- Cuidar da aparência, estar adequado ao ambiente. A higiene pessoal e os cuidados com o que vestimos fala muito sobre o profissional!


- Cuidado ao se expressar, vai muito além de dominar a língua portuguesa, também se trata da forma como você fala, escreve e trata as demais pessoas com as quais se relaciona.


- Compromisso pessoal com horários, reuniões, prazos e entregas de qualidade, são fundamentos para desempenho satisfatório dos objetivos do negócio da organização.


- Devemos buscar sempre agir de forma respeitosa com as pessoas, por mais crítica que seja a situação, cultive o senso de honestidade e sinceridade consigo mesmo em relação a eventuais erros cometidos.


- Afastar se de fofocas, responder as mensagens ou solicitações, tratar todos com respeito, estar sempre atento as práticas de boa convivência corporativa, é um exercício diário e permanente que contribui para o amadurecimento e crescimento profissional em qualquer estágio da carreira de qualquer pessoa.


- O óbvio precisa ser dito: a convivência entre as pessoas no ambiente familiar, social, escolar e corporativo, implica em seguir determinadas regras especificas de modo a garantir o equilíbrio sustentável necessário a boa convivência e o crescimento individual e coletivo.


A postura verdadeiramente profissional requer comportamento consciente.

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram
bottom of page