• Cientifica

Ergonomia no Home Office

Foi uma medida emergencial que surgiu com a pandemia, em curto espaço de tempo, uma nova realidade da família. E com isso pode surgir fatores de risco como sedentarismo, má postura, excesso ou falta de luminosidade, excesso de barulho, dispersão e falta de concentração.

É preciso entender cada atividade home office para realizar os ajustes Ergonômicos necessários e assim reduzir e se possivel eliminar todos os riscos de acidentes de trabalho.

Definir um espaço fixo para trabalhar é o primeiro passo para essa adequação. Evite trabalhar no sofá, cama ou no chão, dessa maneira você estará também prevenindo os vícios de má postura.


Uma mesa e uma cadeira com possibilidade de ajustes na altura e inclinação, são ideais para estabelecer como seu espaço de trabalho. Escolha um local, se possivel, livre de ruídos e com boa iluminação, natural ou artificial. Acessórios ergonômicos como: apoio de teclado, apoio de mouse e apoio para os pés (pessoa com baixa estatura), também são grandes aliados no ajuste postural.

Um suporte para notebook ou monitor avulso são fundamentais para trabalhos no computador. Lembrando que a distância ideal entre você e a do seu braço estendido para a frente.

A maneira correta de um bom alinhamento postural ao sentar-se de frente ao computador é: perceber que o joelho está na mesma linha do quadril ou abaixo dele, a coluna lombar apoiada no encosto da cadeira e os pés paralelos apoiado no chão.

Evite utilizar o celular por muito tempo, e se possivel faça o uso de aplicativos que conectam seu celular ao notebook como, WhatsApp web e teams web, entre outros. Para reuniões pelo celular, utilize fone de ouvidos, pelo telefone o head-set.

Faça pequenas pausas durante a jornada de trabalho, alongando-se. Realize atividades físicas no mínimo três vezes na semana durante 30 minutos e lembre-se de praticar a boa postura várias vezes ao dia, para que isso se torne um hábito saudável no seu dia a dia.


Thais Alessandra de Souza

Fisioterapeuta ergonomista

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram