Cultura de Segurança
- Cientifica
- 16 de set. de 2021
- 2 min de leitura
A Cultura de Segurança deve ser vista como valor e não somente como prioridade, fazendo se presente na rotina de toda a equipe.
Podemos dizer que Cultura de Segurança é um conjunto de conceitos aplicados a um grupo/empresa, que tem como objetivo promover um ambiente livre de perigos.
Como devo fazer isso na minha empresa?
O primeiro passo é inclui-la na cultura organizacional, dessa forma, a segurança passará a fazer parte da rotina de trabalho e a prevenção será prioridade na sua empresa.
Depois é preciso criar um processo de melhoria contínua para a Segurança do Trabalho. O Ciclo PDCA é uma metodologia que auxilia em estabelecer um plano focado nos resultados críticos para a indústria.

Leis e normas vigentes.
Prevenção.
Aprendizagem organizacional.
Treinamentos.
Comunicação.
Transparência e confiança.
Recursos financeiros.
Um profissional de segurança do trabalho com perfil comprometido e comunicativo, ajudará na mudança cultural da empresa, envolvendo colaboradores e a liderança. Esse processo leva um certo tempo, pois se trata de mudanças de hábitos e maneira de pensar de toda uma equipe, para isso é necessário paciência e dedicação continua.
Ele irá determinar os riscos no ambiente de trabalho e promover um conjunto de ações para neutralizá-los ou eliminá-los, garantindo a saúde e segurança do trabalhador. Além de adequar sua empresa as normas regulamentadoras.
É de grande importância envolver todos os colaboradores durante esse processo de implementação, de forma que eles compreendam que um ambiente seguro é um dos seus direitos e deveres.
Exemplo disso é: manter uma boa comunicação, o uso de equipamentos de proteção individual, a participação em treinamentos, a postura individual de cada colaborador diante dos riscos, participação do controle e da prevenção de questões que envolvem SST, a presença de um agente de segurança no ambiente de trabalho. Esse engajamento deve fazer com que o novo conceito de Segurança de deixe de ser obrigação e se torne um novo hábito.
A liderança também precisa estar ativa, convencidos da importância da cultura de segurança facilitaram o acesso a recursos necessários tornando a implantação de cultura segura possível.
Uma gerência motivada influencia toda sua equipe de maneira que todos se sintam confiantes e determinados a assumir esse compromisso gradativamente. Inserindo assim uma cultura de segurança em todos os níveis hierárquicos, de cima para baixo.
Comments