• Cientifica

Saúde e Segurança do trabalho, prioridade ou valor?

Muitas empresas definem a Segurança e Saúde do Trabalho como prioridade. É bastante comum ouvirmos o jargão: “Aqui na empresa a Segurança vem em primeiro lugar”.

É necessário que a direção da empresa pense a Segurança e Saúde do Trabalho como valor, e não como prioridade, por que?

As prioridades podem mudar a qualquer momento em razão de imperiosas necessidades, conjunturas de mercado e cenários econômicos financeiros que afetam o dia a dia das empresas. Sob determinadas circunstâncias a Segurança e Saúde do Trabalho pode passar para segundo, terceiro lugar ou até não figurar em lugar algum.

Na vida do ser humano, algumas coisas são valores indeléveis, como por exemplo a própria saúde, família, integridade moral, entre outros.


A grande diferença entre prioridade e valor é que o primeiro pode mudar mas o valor não muda qualquer que seja a necessidade de atendimento ao cliente, faturamento, oportunidade comercial e operacional ou o cenário econômico financeiro. Em qualquer circunstância o valor permanece inalterado.

Quando o cuidado com a vida, dentro de uma organização se torna valor genuíno a partir da alta administração, sua capilarização é estimulada à rede de lideranças, chegando claramente a operação, prestadores de serviços e fornecedores podemos dizer sem sombra de dúvida que a maturidade na cultura de segurança pode ser alcançada com certa facilidade. Percebe-se com clareza a proatividade na correção de desvios sejam materiais ou comportamentais esta instalado. Os incidentes são raros e quando ocorre alimenta profunda reflexão e aprendizado.

A vida e a dignidade no trabalho ou fora dele não pode ser objeto de negociação, é direito fundamental da pessoa humana é valor.


Para melhor compreender o conceito de valor, propomos um breve exercício:

  • Tome uma folha de papel em branco;

  • Escreva nela cinco coisas muito pessoais das quais você não abre mão em hipótese alguma;

  • Feito isso, tente tirar três dessas cinco coisas;

As que restarem após a tentativa, seguramente são os seus valores e estes são absolutamente inegociáveis.


Predro E.S.Nascimento

Especialista em EHS

  • Instagram

+ 55 11 2385 - 6896

+55 11 2762 - 7174

comercial@cientifica.srv.br

@cientifica.consultoria

São Paulo - SP

Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini

n 1.748 - CJ - 603 - Brooklin

CEP.: 04571-010

Ipatinga -  MG

Rua Ponte Nova - 83 - Sala-303

CEP.: 35160 - 015